Voltar

Cuidado com os saneantes clandestinos!

10/06/2015 08:41

Embalagens de refrigerantes contendo produtos de limpeza clandestinos

 

Todos os produtos usados na limpeza, desinfecção e conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais) são considerados saneantes. Os saneantes são importantes na limpeza, pois acabam com as sujeiras, germes e bactérias, evitando assim, o aparecimento de doenças. Detergentes, desinfetantes, água sanitária, ceras e inseticidas são exemplos de produtos saneantes. Para serem vendidos no comércio, a Anvisa exige que as empresas desenvolvam produtos seguros e eficazes.

 

 Os saneantes clandestinos são vendidos por ambulantes em caminhões, peruas ou de porta em porta. Também costumam ser oferecidos em lojas que revendem produtos e artigos para limpeza em geral. Esses produtos não têm qualquer avaliação de que dão bons resultados e de que são seguros para o uso, manuseio ou armazenagem. Na maioria das vezes, não têm ação contra os germes ou não limpam as superfícies, porque suas formulações não possuem ingredientes próprios para isso, ou quando os contêm, não estão em quantidades suficientes.

 

Os produtos clandestinos muitas vezes são apresentados em cores bem chamativas, usualmente em garrafas “pet”, semelhantes às de refrigerantes. Muitas crianças tomam e se intoxicam com esses produtos. Portanto, fique de olho e denuncie à vigilância sanitária Encontre aqui o contato da vigilância sanitária mais próxima de você.