Narguilé pode fazer tão mal à saúde quanto o cigarro

14/09/2015 16:40

Narguilé (ou water pipe ou shisha ou Hookah) é um dispositivo para fumar, originário da Índia, no qual uma mistura de tabaco é aquecida e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma longa mangueira.

 

No Brasil, o dispositivo é muito utilizado pelos jovens, que têm a falsa ideia de que a água filtra os compostos tóxicos da fumaça. Mas você sabia que o Narguilé pode fazer tão mal quanto o cigarro comum?

 

Informe-se:

 

- A água não é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos.

- Além de conter compostos tóxicos e cancerígenos, assim como os cigarros e outros produtos derivados do tabaco, a exposição a esses compostos é maior uma vez que uma rodada de fumo no narguilé pode levar cerca de 45 minutos, e o fumante acaba inalando mais fumaça que nos produtos convencionais.

- Além do tempo de inalação muito maior, as fontes de aquecimento geralmente utilizadas, como carvão e madeira em brasa, quando queimadas, liberam grande quantidade de compostos químicos potencialmente perigosos, como metais e monóxido de carbono.

- Diversos tipos de doenças podem estar associadas ao uso do narguilé, tais como dependência física e psíquica, impotência, câncer de pulmão, câncer de fígado, câncer oral (lábios, língua, faringe) e doenças cardíacas.

- Fumos com sabor costumam ser a porta de entrada para o consumo habitual do cigarro.