Voltar

Equipamentos médicos usados? Não corra esse risco

23/04/2015 15:29

 

Equipamento médico em hospitalEquipamentos médicos ou odontológicos usados costumam ser oferecidos em sites de compras pela internet por pessoas físicas ou até mesmo por clínicas, hospitais ou outros estabelecimentos. Mas esse comércio, além de proibido, pode causar acidentes graves aos pacientes ou gerar imagens e diagnósticos equivocados.

 

Um produto usado e que não passou por um recondicionamento não tem garantia de que apresenta condições técnicas, operacionais e de eficácia que foram verificados no momento do registro na Anvisa.  Somente a assistência técnica reconhecida pela empresa que registrou o produto e peças de reposição originais podem manter o equipamento dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

 

Por isso, se você é profissional de saúde e pretende adquirir equipamentosde segunda mão, fique alerta: só adquira produtos com registro da Anvisa ainda válido e que foram recondicionados pelo fabricante ou empresa autorizada por ele.  Quem infringir está sujeito às penalidades previstas na legislação sanitária.